Noticia Diário as Beiras

11-11-2009 16:44

Emigrante investe na ilha da Morraceira

 
“Passatempo” do empresário português radicado no Luxemburgo leva o nome do concelho além fronteiras. O produto é certificado e tem marca própria.

Comprou a primeira salina a um amigo. Tomou-lhe o gosto e comprou outras cinco. Manuel Cardoso, 55 anos, natural de Bom Sucesso, encontra-se emigrado no Luxemburgo, onde se estabeleceu como empresário da construção civil. Tem 240 empregados, a maioria dos quais portugueses.

“Venho a Portugal duas vezes por mês, só pelo prazer de conviver com os amigos, aqui, na salina, e pela qualidade de vida que ela me proporciona. Gosto muito disto”, afirma Manuel Cardoso. Qualidade é o cartão de visita do “Sal do Atlântico”, marca através da qual comercializa o fruto da safra, que, em média, rende mil toneladas por ano.
Mais de metade do sal produzido nas salinas do emigrante figueirense é exportada para o Luxemburgo, o resto vende-se em Portugal. Manuel Cardoso insiste, porém, que não pretende fazer da exploração que tem na ilha da Morraceira mais do que um bom e saudável pretexto para continuar a vir assiduamente a seu país. No entanto, não deixou de equipar a salina com modernas infra-estruturas e equipamentos, sem, contudo, perder o carácter tradicional.

O prazer do convívio

Manuel Cardoso apostou na certificação do sal, que vem renovando todos os anos. O seu espírito empreendedor levou-o ainda a adquirir equipamento para empacotamento do produto. E é assim, nos sacos de um e de cinco quilos do “Sal do Atlântico”, que o nome da Figueira da Foz atravessa fronteiras, dando a conhecer o mais tradicional dos produtos do concelho, sobretudo à vasta diáspora lusitana residente do Luxemburgo.
Este gandarês que há 39 anos trocou Portugal pelo Luxemburgo fez um elevado investimento na ilha da Morrraceira, cujo montante não revelou. Até porque, para Manuel Cardoso, o prazer de conviver com os amigos e com a natureza não tem preço. Aliás, foi pelo gosto do convívio, que Manuel Cardoso “fechou” uma rua na Praia de Quiaios para realizar uma festa para familiares e amigos. Foi no dia 22 de Agosto de 2004, quando celebrou meio século de vida.

Voltar

Procurar no site

Salinas Corredor do Sol, Unipessoal Lda © 2009 Todos os direitos reservados. - Webmaster Samuel Romão